Tubo flexível: A revolução do Pex

Tubos flexíveis pex

Quando se trata de sistemas de encanamento modernos, um componente realmente revolucionou a indústria é o tubo flexível PEX.

Os dias de tubos rígidos e pesados ​​que tornavam a instalação e os reparos uma tarefa demorada e desafiadora estão com os dias contatos.

Com o crescimento da tubulação PEX (polietileno reticulado), profissionais de encanamento e construtoras descobriram uma solução revolucionária que não apenas simplifica o manuseio, mas também agiliza os projetos de construção.

Essa tubulação inovadora transformou a maneira como abordamos o encanamento, permitindo instalações mais rápidas e uma conclusão mais eficiente dos projetos.

Nesta postagem do blog, vamos mergulhar no mundo da tubulação PEX, explorando seus recursos notáveis ​​e benefícios incomparáveis ​​que a tornaram a escolha ideal para sistemas de encanamento modernos.

Tubo flexível PEX – O novo sistema de tubulação

Kit Instalação Gás Encanado Mangueira 4,20 Metros Pex 16mm

Há muitos anos o Sistema Pex vem sendo utilizado na Europa em grande escala e há tempos este sistema vem crescendo muito no mercado nacional, os motivos são sua flexibilidade e inúmeras vantagens que esse sistema traz para sua residência.

O Sistema Pex é parte de um conjunto de tubulações flexíveis, leve, segura. São tubos de polietileno que passam pelo processo de reticulação que garante flexibilidade e resistência a diferentes temperaturas e pressão.

Nesse caso, podemos destacar que uma das principais vantagens do Sistema Pex é a sua flexibilidade.

Você pode ler mais em: Sistema PEX – O que é?

A flexibilidade dos tubos pex

Os tubos PEX, também conhecidos como polietileno reticulado, são uma opção popular para sistemas de tubulação em residências e edifícios comerciais. Conhecidos pela flexibilidade, os tubos pex estão ganhando cada vez mais o coração de construtoras e instaladoras.

Esta flexibilidade reflete em importantes benefícios, tais como; redução de conexões no sistema hidráulico, que garante redução em patologias futuras, vazamentos, intervenções na obra, menos perda de carga no sistema hidráulico, pois utilizando menos conexões  a água perde força até chegar ao ponto final de consumo.

A resistência à temperatura e pressão é muito maior com os tubos Pex.

Ele não só obedece a norma, mas vai além e entrega muito mais benefícios do que é estabelecido por ela. Isso garante durabilidade no sistema, conforto e segurança na instalação.

Além disso, o sistema não passa pelo processo de corrosão interna, como geralmente encontramos em tubos metálicos. 

Outra vantagem do tubo flexível é que não é necessário utilizar lixa ou adesivo específico, garantindo velocidade e segurança no sistema. Tudo que você irá precisar é de um conjunto de ferramenta específica para fazer o processo de união entre tubo e conexão.

Outra grande vantagem é a vida útil, se o sistema for instalado e utilizado dentro dos parâmetros da norma, tende a durar 50 anos. 

Cabe aqui ressaltar que uma das maiores vantagens que o Sistema Pex possui em comparação aos outros é o reaproveitamento do material.

Por se tratar de um tubo flexível, caso você cometa um equívoco na instalação ou na obra, você consegue desfazer a conexão e reutilizar o material.

Sistemas hidráulicos não costumam ter facilidade na reutilização, mas o uso de Tubos Pex sim. 

O Sistema Pex é um material muito leve. Fornecido em rolos, por metro, temos a opção de escolher a quantidade desejada com facilidade. Suas conexões são pequenas, seu armazenamento é muito mais fácil e não necessita de muito espaço físico. Isso facilitará o manuseio e o armazenamento dentro de sua obra.

Leia também: Como funciona a instalação do Tubo Pex

Quais tipos de instalações podem usar o Tubo Pex

Tubo flexível PEX: as instalações hidráulicas

Por ser um sistema de instalação hidráulica flexível, o Sistema Pex serve para a instalação de águas quente, fria, de gás natural (GLP); que é o famoso gás de cozinha, sistemas de ar-condicionado e para circuitos de pisos radiantes.

A aparência do Sistema Pex geralmente é de um tubo de cor translúcida ou vermelha e é fornecido em algumas bitolas específicas para águas quente e fria.

A diferenciação de cores (translúcida e vermelha) serve para ajudar o profissional a não inverter as ligações na hora da instalação. De qualquer maneira pode-se utilizar apenas o tubo translúcido, tanto para água quente, quanto para água fria.

Já para o sistema de gás, o Sistema Pex é fornecido com multicamadas. Como o nome diz, as multicamadas são; (1) camada de Pex interna, (2) camada de alumínio ao meio e (3) camada de Pex por fora.

Ainda no sistema de gás, os diâmetros são um pouco diferentes do que os de água. Neste caso do sistema de gás, os diâmetros são de 16, 20, 26 e 32.

Além disso, para o sistema de gás ainda existe o “tubo branco” que possui uma adição de anti-uv, pois este tubo é utilizado geralmente em áreas externas, exposto às diversas condições climáticas. 

Toda vez que for utilizado tubos na área externa, o mesmo deve ser um tubo multicamadas anti-uv que possui coloração branca. Ele possui diâmetros de 16, 20, 25 e 32.

Como usar Tubo flexível e aproveitar o PEX

Os tubos PEX são muito fáceis de instalar. Existem duas maneiras de fazer a união entre tubo e conexão.

União por crimpagem

Onde utiliza-se um alicate para prensar o anel no tubo e o sistema de anel deslizante. Este por sua vez, é a maneira mais utilizada no mercado (conhecido como Slide Fit).

Durante a instalação do sistema pex para água fria e quente, é utilizada ferramenta que desliza o anel metálico sobre o tubo, gerando estanqueidade mecânica entre o tubo e a conexão.

Existem dois tamanhos de ferramentas, uma que vai do diâmetro de 16 a 25mm e outra que atende todos os diâmetros 16,20,25,32.

A ferramenta maior traz maior conforto na execução por ter um braço de alanca maior, já o menor permite trabalhar em locais mais apertados e pontuais.

Na instalação:

(1) corte o tubo utilizando corta tubos, garantindo que o tubo fique perpendicular e sem rebarbas (2) coloque o anel metálico no tubo, (3) alargue a parte interna do tubo de maneira gradual ao longo do seu diâmetro com movimentos circulares, utilizando os berços corretos (4) faça o deslizamento do anel do tubo para a conexão finalizando o processo, utilizando os berços corretos faça o deslizamento do anel do tubo para a conexão finalizando o processo.

A União entre tubo e conexão no sistema de gás é feito por crimpagem. (1) corte o tubo utilizando uma tesoura adequada, para deixa-lo sem rebarbas, garantindo que o tubo fique perpendicular. (2) Após isso, utilize o chanfrador, que lhe ajudará a chanfrar a parte interna da tubulação de gás. (3) Em seguida será necessário utilizar a ferramenta com braço de alavanca grande, diminuindo grandemente seu esforço. (4) Após todo processo de corte e chanfragem, basta fazer a crimpagem do anel, unindo tubo e conexão com o alicate adequado.

Todo o sistema que compõe a tubulação Pex é sem dúvida um facilitador para todo profissional e também para quem precisa desse tipo de tubulação para transmitir água ou gás. 

A MERC traz as maiores vantagens e benefícios relevantes numa obra inteligente, segura e econômica.

A Merc é líder em distribuição em materiais hidráulicos no Brasil, com 28 anos de experiência no ramo de hidráulica. Nossos profissionais são extremamente competentes em te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu projeto.

LINHA PEX É NA MERC

Todo o sistema que compõe a tubulação Pex é sem dúvida um facilitador para todo profissional. A MERC traz as maiores vantagens e benefícios relevantes numa obra inteligente, segura e econômica.

A MERC é líder em distribuição de materiais hidráulicos no Brasil, com 31 anos de experiência no ramo de hidráulica. Nossos profissionais são extremamente competentes em te ajudar a encontrar a melhor opção para o seu projeto.

Além disso, trabalhamos com todos os tipos de tubos e conexões, além de louças e metais para banheiros, cozinhas e uso público. Não importa sua necessidade, certamente você a encontrará aqui.