Conheça as diferenças entre esgoto primário e esgoto secundário

Conheça as diferenças entre esgoto primário e esgoto secundário

Na hidráulica poderíamos afirmar que um dos grandes protagonistas é a rede de esgoto.  As instalações de esgoto são responsáveis por receber a água que já foi utilizada em uma residência. Os tubos e as conexões vão direcioná-las para a rede pública ou privada de tratamento. Essas instalações são compostas por diferentes tubos e peças e se dividem em duas áreas: o esgoto primário e o secundário.

Nesse artigo entenda sobre as principais diferenças entre eles, para executar corretamente as manutenções e instalações do sistema de esgoto de forma segura e prática, na sua residência ou obra.

Para começar vamos te dar uma resposta de fácil absorção. O esgoto secundário é tudo aquilo que vem antes da caixa sifonada, o resto é primário. Então, lavatórios, banheiras e bidês são os chamados esgotos secundários. A seguir vamos entender as principais diferenças nos detalhes.

ESGOTO PRIMÁRIO

O esgoto primário é a tubulação em contato direto com os gases da rede coletora pública ou privada de esgoto. Essas instalações são protegidas por uma camada de água que evita que o mal odor retorne pela tubulação. Todas as peças instaladas da caixa de inspeção, passando pelo vaso sanitário até a caixa sifonada fazem parte do esgoto primário.

ESGOTO SECUNDÁRIO

esgoto secundário não tem contato com os gases da rede coletora e é composto por tubulações e peças instaladas a partir das caixas sifonadas, no sentido do escoamento.

A MERC RESOLVE

Hoje em dia o mercado de hidráulica encontra-se em outro patamar. Contando com novos produtos e tecnologias. Na Merc você encontra uma série de produtos e linhas especialmente desenvolvidas para sistemas de esgoto (linha Ocre, Redux …). Conte com suporte dos melhores especialistas, na hora da sua compra em nossa loja virtual ou física.