Dicas para instalação do pressurizador de rede

O que é um pressurizador de rede?

A instalação  do pressurizador de rede pode ser um desafio para iniciantes na hidráulica. Primeiramente é importante entender a finalidade desse equipamento. Vamos lá,  o pressurizador é um tipo de bomba que tem como função aumentar a pressão da água, possibilitando uma maior vazão nos pontos de consumo, como as torneiras e os chuveiros. Nesse artigo você vai conhecer como realizar de forma mais segura a instalação do pressurizador de rede.

Pressurizador na realidade domiciliar:

O conforto no banho é algo que todos nós pleiteamos em nossas residências, porque é revigorante depois de um dia de trabalho, alivia estresse, diminui as dores musculares, desperta boas ideias e tudo isso que nós já sabemos, certo? Nesse artigo iremos apresentar cuidados importantes para uma instalação do pressurizador de rede segura para sua residência.

Nesse momento, pode haver algum empecilho que não te possibilita desfrutar de todos benefícios que um bom banho pode te oferecer, como o principal: falta de pressão no chuveiro.  Certamente algumas  pessoas te darão a brilhante ideia de pressurizar seu sistema… e sim, essa realmente é uma ótima ideia, porém é preciso dar um “check” em alguns itens para que sua pressurização seja segura e que você não tenha dor de cabeça (prejuízo) ao invés de proveito.

Cuidados antes da instalação:

  1. Sua tubulação está preparada para receber esse acréscimo de pressão? Não se engane: nem todas estão. Por exemplo:
  • Tubulações antigas podem não suportar o pressurizador de rede.
  • Tubulações com soldas (colas) mal executadas ou até mesmo com excesso, podem trazer prejuízos de vazamentos.
  • Tubulações de PVC em uma cidade tipicamente quente poderá não ser uma boa ideia, quando se pensa em pressurização. Isso porque quanto mais pressão, menos temperatura sua tubulação suportará, então, nesse caso o ideal seria a substituição de todo material por um mais resistente. Por  exemplo, o CPVC, PEX ou PPR.
  • A sua tubulação deve estar muito bem suportada, ou seja, “presa”, “fixa”.

 

  1. Há falta de água na sua região? Colocando um pressurizador, é claro que você vai aumentar seu consumo de água por minuto, com isso, caso haja falta de água na região, poderá prejudicar outras atividades na sua residência, esgotando essa água bem mais rápido.

 

3. Sua rede tem válvula de descarga? Se não tem, tudo bem, melhor (nessa situação)!

Se sim, você precisará ter um cuidado especial: procurar por pressurizadores mais potentes, que possibilitam mais vazão. Isso porque a válvula de descarga precisa de uma alta vazão portanto pode prejudicar a entrega de água nos outros pontos quando ela for acionada – todo pressurizador tem um limite de entrega na vazão por minuto/hora.

Como instalar um pressurizador de rede:

Passo 1 – No momento da instalação é importante fazer uso de dois Registros (de Esfera com união) e a Válvula de Retenção, muita atenção.

Passo 2 – É  importante fazer uso de uma fita veda-rosca durante esse processo, para juntar todas as conexões, sempre respeitando as quantidades necessárias, já que o excesso de fita pode acabar se soltando do lado de dentro da tubulação e, desse modo, prejudicar o funcionamento do pressurizador. A Veda Rosca serve para que não haja vazamentos.

Passo 3 – Sabendo dos passos anteriores, preferencialmente instale o pressurizador  junto da caixa de água num ramal principal da saída, sempre antecedendo os ramais de água quente e água fria a serem pressurizados.

Passo 4 – Seguindo o abastecimento dos pontos de consumo que deverão ser pressurizados ( torneiras, chuveiros) é necessário fazer a instalação diretamente a partir do tanque cisterna diante de um ramal principal de saída. Antecedendo sempre um dos ramais de água quente e água fria que deverão ser pressurizados, de acordo com algumas informações que geralmente o fabricante fornece na embalagem ou manual de uso do produto.

Passo 5 – Para fazer a instalação correta do pressurizador é necessário ,de modo obrigatório, que se faça a instalação da válvula de retenção que acompanha o produto. Sendo assim: essa instalação precisa ser realizada sempre diante da tubulação de entrada do equipamento (no caso de tanque cisterna no início da tubulação).

Conte com a Merc na compra do seu pressurizador de rede:

Esperamos que esse artigo seja útil no entendimento  de como a instalação do pressurizador de rede pode ocorrer   na sua residência ou obra de forma segura.  Contamos com esse item em nosso mix de produtos na Merc e estamos disponíveis para tirar mais dúvidas e te auxiliar nesse tipo de compra.